sábado, 10 de outubro de 2009

Rock One















McFly: De Volta Para o Futuro na Europa

Para o seu primeiro show na França, foi um pouco pequenos demais. Na verdade, o show do McFly estava planejado para ser no Trabendo mas foi mudado para Bataclan, um espaço que suporta o dobro de pessoas!

Muito quente
Errado seria dizer que os 1.500 fãs já estavam à espera quando chegamos às 19:45, nos camarotes, nas grades ou perto do bar (bem, a maior parte éramos nós e alguns pais). Levando em conta o calor e o suor nas nossas testas, nós pensamos que não iríamos querer ficar nas primeiras filas! Todos estavam usando camisetas novas e os tubos luminosos que compraram na banca do merchandise, cantando uma música dos Foo Fighters. Foi então que percebemos que havia muitos Britânicos na multidão (não conseguimos imaginar, nós Franceses, sabendo as letras da banda de Dave Grohl) que podem agora admirar a sua banda favorita em arenas tão grandes como o “Stade De France”. O show não foi apenas para nós Franceses, mas sim para Itália e Bélgica, já que havia bandeiras penduradas em cada lado dos camarotes.


Menos uma orelha
São precisamente 20:04, as luzes apagaram e a multidão acorda. Aplausos e gritaria surgiram com a entrada de Danny, Tom, Dougie e Harry (e mais um músico no teclado). No escuro, podemos ver facilmente o baixo azul luminoso do baixista. Determinados a marcar na memória este primeiro show, a banda começou com “One For The Radio”, uma das suas músicas viciantes do seu último álbum “Radio:ACTIVE”! Bastou apenas duas notas para que a multidão reagisse, todo mundo pegando seus celulares para tirar uma foto ou filmar para publicar na Internet, enquanto pulavam no refrão. Tudo isso cantando a letra, palavra por palavra! No palco, o som é impressionante e temos de admitir que o McFly não é apenas quatro rapazes bonitos graças a uma gravadora que quer roubar o dinheiro dos meninos (e sabe Deus o quanto nós sabemos). Não, McFly é constituído por quatro rapazes cujo sucesso vem graças ao seu talento.


Melhor noite das nossas vidas?
“Estão prontos para a melhor noite das suas vidas?” pergunta Dougie no final da primeira música. A resposta é evidente, a não ser as meninass que foram retiradas do público. “Everybody Knows” (do seu primeiro álbum “Room on the 3rd Floor” em 2003*) vem em seguida com as luzes vermelhas e azuis, e o seu refrão nos lembra “I believe in a thing called love” dos The Darkness e “Damn if I do ya (damn if I don’t)” do All Time Low. Um ótimo momento para o público se tornar um coro. O McFly estava maravilhado. Depois Danny pega numa guitarra acústica e começa a tocar “Obviously”, uma ótima balada pop que ele nem precisa cantar já que a multidão trata do assunto. Depois, Dougie e Tom trocam de lugar para tocarem “Transylvania”. Uma música mais obscura (de “Motion in the ocean 2006) que nos lembra do trabalho de Danny Elfman (compositor da banda sonora de Tim Burton) e mostra outro lado da banda, mais intenso e isso requer um grande talento. O Tom arrasa com os seus vocais enquanto Danny tem o melhor momento da sua vida com solos de guitarra maravilhosos. Bem o tipo de músicas que influencia bandas como Elliot Minor.


Cantando Las Ketchup
O McFly continua com “Corrupted” uma boa música rock e com o seu último single, “Falling in Love” uma grande música pop. Os fãs fazem corações com as suas mãos! Depois vem “Room on the 3rd floor” com o seu “na na na na”. A seguir vem “That Girl”, antes de Dougie conseguir fazer com que o público cantasse Las Ketchup (até mesmo a banda pareceu surpreendida com isso) e durante a qual Tom e Danny tocaram um pequeno solo. Depois o músico do teclado mostra o seu talento na introdução de “POV”. Muito emocionante. (”Todo mundo tem que parecer triste para a próxima música” diz Dougie.) Essa música, por alguma razão, lembra “Stay together for the kids” do Blink 182 e é marcada por grandes explosões de luzes no refrão. Uma das melhores de toda a set list. As luzes são um dos aspectos mais importantes num show do McFly. Dougie apresenta “Star Girl”: “Esta música é sobre quando eu me apaixonei por um extra-terrestre e molhei as minhas calças.” As influências de Blink 182 são, mais uma vez, óbvias. Em relação à música, é um dos grandes hits da banda até agora.


Todos nus
Dougie e Harry saem do palco, deixando apenas Danny e Tom com as suas guitarras. “Oh meu Deus, está calor aqui! Vamos ficar nus!” diverte-se Danny. Depois eles tocaram um set acústico, revelando a perfeita harmonia entre a voz de Tom e Danny. A amizade é óbvia. Perfeito. Três músicas depois (incluindo “Too close for comfort” que Danny admite não ter tocado muito ultimamente), Harry e Dougie voltam ao palco. Dougie tenta falar Francês e conta que odeia bibliotecas antes de gritar um “Voulez-vous couchez avec moi?”**. E a música? A banda toca “All About You” e abandona o palco.
Sem t-shirt
1h20 depois do início do show, é a hora de voltar com Lies. Os quatro rapazes voltam semi nus. O lugar nunca esteve tão barulhento. Até um pouco convencidos, os rapazes do McFly continuam brincalhões. Harry mostra os seus músculos ao subir para a sua bateria antes de cumprimentar a multidão com um “Vocês são a melhor platéia para a qual nós já tocamos!”. Para terminar o show, a banda toca “Five Colours in her hair” o grande sucesso que apenas os verdadeiros fãs dos McFly conhecem. São agora 21:30 e o show acabou. O evento cumpriu todas as suas promessas.


* Everybody Knows é na verdade do útlimo álbum Radio:ACTIVE não do Room on the 3rd Floor.
** Foi o Tom que cantou essa frase, não o Dougie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário